O que é o Rotary?

O Rotary International é uma associação mundial de mais de 32.000 Rotary Clubs espalhados em cerca de 200 países e regiões geográficas. Os associados de tais clubes são chamados rotarianos e integram uma rede global de cerca de 1,2 milhão de líderes profissionais e empresariais, que dedicam tempo e conhecimentos a serviço de suas comunidades e do mundo. Os Rotary Clubs, por sua vez, integram a associação mundial chamada Rotary International. Leia mais sobre a história e a estrutura do Rotary.

Como posso tornar-me rotariano?

Se você quiser ser rotariano, visite um clube e se apresente. Para que você se efetive será necessário que algum rotariano do clube visitado se disponha a ser seu padrinho, pois o ingresso ao Rotary é feito mediante convite. Mas não se acanhe. Com algumas visitas você fará amizades e este convite certamente será feito.

Eu posso ir a uma reunião sem compromisso?

Sim, todas as nossas reuniões são abertas e qualquer pessoa pode estar conosco. Visite vários clubes até você encontrar aquele com quem você tem mais afinidade. Visite este clube várias vezes até você ter certeza de que ser rotariano é o que você quer.

Quais são as responsabilidades dos rotarianos?

Os rotarianos devem comparecer a reuniões semanais, pagar quotas anuais ao clube, ao distrito e ao Rotary International, e participar ativamente de atividades e projetos. Os clubes incentivam os associados a almejar papéis de liderança.

Quais são os requisitos de frequência a reuniões?

É preciso comparecer a pelo menos 50% das reuniões para manter a condição de associado representativo do Rotary. Caso não puder comparecer, poderá recuperar frequência no período entre 14 dias antes e 14 dias depois da reunião. Há inclusive diversas opções para associados que tenham a agenda cheia.

Qual a idade mínima para entrar para o Rotary?

Não há idade mínima para ingressar no Rotary. Porém, é preciso que esteja estabelecido profissionalmente e disponha de tempo e recursos financeiros para cobrir taxas e outras despesas. Caso esteja interessado em ingressar em um Rotary Club, informe-se sobre os requisitos.

Não rotarianos podem frequentar as reuniões?

Sim, todas as reuniões ordinárias de todos os clubes do Rotary são abertas. Fique a vontade para nos fazer uma visita, conhecer o clube e saber mais sobre o Rotary.

O que é discutido nestes encontros semanais?

Em nossas reuniões discutimos o andamento de nossos projetos, iniciativas do Rotary Internacional e de outros clubes, providências para intercâmbio, demandas da comunidade, apresentação de palestras e muito companheirismo, amizade e bate-papo.

Quais são os requisitos para entrar no Rotary?

Os associados em potencial devem:
– Ter compromisso pessoal com o servir
– Poder comparecer às reuniões semanais ou atender aos requisitos de participação em projetos de prestação de serviços à comunidade
– Residir ou trabalhar próximo do clube

O que fazem os rotarianos?

Os rotarianos se reunem para realizar projetos em prol da comunidade local.  Nós nos dedicamos deste a seleção do projeto, captação dos recursos financeiros, planejamento e execução dos projetos.
Além do trabalho pela comunidade, nós também nos dedicamos à integração dentre os países através do patrocínio de intercâmbio de jovens, companheirismo e formação de líderes.

Porque há tantas festas entre os rotarianos?

As festivas, além de proporcionar momentos agradáveis e favorecer o encontro entre amigos, é uma excelente forma de captação de recursos para os nossos projetos.